1 Qual a origem de uma laguna?
Origina-se pelo crescimento de um pontal arenoso, que isola uma massa d'água do mar.
3 Qual a gênese provável de uma ilha-barreira?
Com a subida do nível do mar no holoceno, grandes quantidades de areia foram movidas com a migração da linha de costa. A acumulação dessa areia gerou a ilha barreira.
4 O que são estuários?
São corpos de água costeiros, semi-fechados, com uma livre conexão com o mar aberto, dentro do qual a água do mar é mensuravelmente diluída pela água doce derivada da drenagem terrestre. Ocorre pelo afogamento de um vale fluvial decorrente de transgreção do nível do mar ao término de períodos glaciais.
5 Como podem ser classificados os estuários quanto a geomorfologia e a circulação?
Quanto a circulação:
Quanto a geormorfologia:
6 Qual a proveniência de grande parte dos sedimentos depositados nos ambientes estuarinos? Em geral, como estes sedimentos são redistribuídos nesses ambientes?
Grande parte dos sedimentos são provenientes do continente e são trazidos pelo rio. São dispostos à frente do estuário.
7 Qual a tendência evolutiva de um estuário? Em quais condições eles podem evoluir para lagunas ou até deltas?
A tendência é que sejam colmatados, sendo transformados em planícies costeiras emersas. Evoluem para deltas caso a sedimentação fluvial seja mantida em níveis elevados
8 Qual a definição de delta?
Segundo Wright (1978): acumulações costeiras subaquosas esubaéreas, construídas a partir de sedimentos trazidos por um rio, adjacentes ou em estreita proximidade com o mesmo, incluindo os depósitos que foram modelados secundariamente pelos diversos agentes da bacia receptora, tais como ondas, correntes e marés.
9 Quais as condições essenciais para a formação de um delta?
Um delta é formado quando o meio receptor não tem capacidade para remover a carga sedimentar do rio, ou quando o meio receptor não tem competência para remover os sedimentos trazidos pelo rio devido ao tamanho desses. Alguns fatores para isso incluem:
10 Como são classificados os deltas marinhos em relação à dinâmica marinha e fluvial?
Os deltas podem ser construtivos (alongados e lobados), nos quais predominam as fácies fluviais, ou destrutivos (em cúspide e em franja), nos quais predominam as fácies marinhas.